Hoje, gostaria de falar um pouco sobre a minha caminhada acadêmica (tendo em vista que, estou terminando minha monografia e entregando à banca avaliadora, no próximo mês).
Olha nós ae, rumo ao final dessa bagaça
Bom, o que posso dizer é que, para o mercado de trabalho, essa bosta de faculdade não agregou em po!@# nenhuma. O clássico network, agrega sim pois fiz muitos contatos e amizades importantíssimas com professores que hoje, trabalham comigo nos meus empreendimentos online.
No final das contas, uma faculdade como essa em economia, agregou no sentido de um dos objetivos que tenho, que é dar aula (hobby mesmo, pois depender disso pra viver é pedir pra morrer). Além disso, deu uma boa bagagem para entender o mercado e seus indicativos - Ou seja, muito bom para quem deseja trabalhar na área de pesquisa e aprimorar os conhecimentos acadêmicos ou caso deseje seguir carreira no mercado financeiro (se bem que, acho que não vale tanto assim tendo em vista que, as certificações do mercado preparam muito mais e não pedem ensino superior).
Albinão se amarra em dar aula, mas se dependesse disso para viver, iria correr muito
Mas para mim, que desejava ser da iniciativa privada e achava que ia ficar nessa vida assim que entrei na faculdade, não agregou muito. A verdade é que, o foco da minha grade curricular foi toda na área de pesquisa e as partes mais interessantes para o mercado (estatística ou econometria, cálculos, macro, entre outras) tive muito pouco.
Mas, esse não é o caso principal. As faculdades hoje, não preparam (com poucas exceções) o estudante nem um pouco para o que ele está prestes a enfrentar - "Um mercado que exige experiência de estagiários, office avançado onde o jovem deve saber programar em VBA [se você não souber o que é e faz parte da zona privada, é hora de começar a ver], entre outros". Obs: Me referi ao mercado para um recém graduado em economia
Bom, o que levarei da faculdade serão, networking com grandes professores com baita bagagem, possível descontão no mestrado por ter sido aluno da instituição na graduação e por fim, dois parceiros de negócios. Essas é a verdade, não tem segredo, a faculdade sempre foi e sempre será um local de criar contatos, porém, deixou de ser fonte de garantia na vida faz muito tempo (não espere que com um diploma de ensino superior na mão, sua vida irá mudar e o mercado verá você com outros olhos. Hoje em dia, essa merda é o mínimo que você precisa para não morrer de fome).
Por fim, o que posso dizer que aprendi na faculdade é que, aprendi a viver sozinho (saí de casa para estudar fora, pois a faculdade é longe pra caramba de casa), correr atrás do prejuízo e deixar de contar com papai e mamãe para resolver meus problemas, vio que conhecimento nem sempre é tudo pois o jeitinho brasileiro também pode te levar à lugares interessantes, e que chopada é bom pra caramba!!
Fico por aqui, em breve trarei a conclusão da venda da casa (não sabe do que estou falando? clica aqui então !!).
Aquele abraço !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário